Centro de Zoonoses vai apertar o cerco contra animais nas ruas
A Prefeitura de Itabuna, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde vai apertar o cerco contra animais soltos nas vias públicas. O serviço de apreensão começou na sexta-feira e resultou na captura de 11 animais – oito vacas e três cavalos – que estavam circulando livremente em duas das mais movimentadas avenidas da cidade: a Princesa Isabel, no São Caetano, e Roberto Santos que liga os bairros Zizo e Pedro Jerônimo.
O serviço também foi realizado no sábado e domingo por uma equipe de vaqueiro e ajudante e um motorista, que utilizam um caminhão-gaiola.O diretor do CCZ, médico veterinário Waldemar Oliveira da Fonseca, disse que não há justificativa para que um município do porte de Itabuna conviva com esse tipo de problema, que coloca em risco a vida de motoristas e pedestres. Ele lembra que muitos acidentes, inclusive com vitimas fatais, já ocorreram na zona urbana. “Essa é uma questão antiga e uma das principais queixas da população. Não podemos mais tolerar esse tipo de coisa e agir firmemente contra esse abuso”, advertiu.
Waldemar disse que a prefeitura pretende punir os proprietários com aplicação da multa prevista no Código de Posturas do Município, mas reconhece que muitos deles se utilizam dos animais para o transporte de carga em atividade laboral no dia a dia. O diretor do CCZ diz também que quem possui algum animal tem que ter um lugar adequado para a sua criação. Os animais recolhidos estão sendo levados para uma fazenda arrendada pela prefeitura no próprio município.
Os proprietários têm sete dias para fazer a retirada dos animais apreendidos nas ruas mediante o pagamento da multa no valor de R$172,50 por cabeça. Após esse prazo, não sendo reclamados os animais passam a pertencer ao patrimônio do município, conforme prevê a Lei Municipal n° 1.331, de janeiro 1985 – Código de Postura do Município. O serviço de apreensão de animais soltos nas ruas de Itabuna conta com o apoio das secretarias municipais de Transporte e Transito e da Saúde e Pelotão de Cavalaria da Policia Militar.